quinta-feira, 20 de maio de 2010

JORNALISMO UNC NO INTERCOM SUL

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UnC Concórdia esteve presente no Intercom Sul, que ocorreu de 17 a 19 de maio, na cidade de Novo Hamburgo/RS. O evento é considerado um dos mais importantes da área da comunicação em nível nacional.

O Curso teve dois trabalhos experimentais aprovados na etapa de seleção do Prêmio Expocom – evento integrante da programação do Intercom : Foto artística, da acadêmica Soraia Budke, da 3ª fase; e o Jornal Laboratório NANICO, confeccionado pelos acadêmicos na Oficina de Jornalismo Impresso, ministrada pela professora Camila Paz Fachi. É a primeira vez que o Curso de Jornalismo participa da seleção do Expocom, ficando entre os cinco melhores trabalhos das respectivas categorias.

Além dos produtos experimentais, o Curso também teve aprovado dois artigos acadêmicos, de autoria das alunas Gislaine Zanella e Gabriele Siqueira, da 7ª fase. Apresentaram trabalhos na categoria Divisão Temática, as jornalistas formadas pela UnC, Daniele Canfil e Nanachara Sperb.

A participação do Curso no evento foi de suma importância, tendo em vista que os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimento teórico em torno das principais linhas de discussão da área da comunicação. “Assistimos a debates e oficinas em diversas áreas da comunicação e pudemos perceber o que de novo está sendo discutindo neste campo do conhecimento”, ressalta a Coordenadora do Curso, professora Camila Candeia Paz Fachi.


A participação do Jornalismo da UnC também pode ser conferida no Blog Oficinal do evento, no endereço: http://intercomsul2010.blogspot.com/2010/05/o-outro-lado-do-intercom-sul.html







JORNALISMO DA UNC NO INTERCOM SUL















Gabriele Siqueira na apresentacao de artigo no Intercom Júnior: Um estudo da adequação do rádio na internet: o surgimento das webrádios. O artigo foi elaborado em parceria com Gislaine Zanella.
Em seguida, um registro da turma no ônibus em Novo Hamburgo.

















Gabriele na apresentação.


Gislaine Zanella na apresentacao do seu artigoTV DIGITAL: Tendências e Perspectivas na ra da Informação, na modalidade Intercom Júnior. O tema gerou debate entre os presentes.






Soraia Budke na apresentação da foto artística na Expocom - entre os cinco melhores trabalhos da categoria Foto Artística.





Gabriele apresentando o Jornal Nanico na seleção da Expocom. O jornal Nanico ficou entre os cinco melhores trabalhos na categoria Jornal Impresso/conjunto série, concorrendo com Universidades como Unisinos e Feevale/RS.


Daniele Canfil, aluna formada em Jornalismo pela UnC apresenta trabalho sobre Podcast, elaborado em parceria com Diana Rocha e sob orientação da professora Camila Paz.



Um registro antes das apresentações.... haja fôlego!!


Alguns alunos da 3a fase aguardando a apresentação da Expocom.


Encerramento do Congresso na quarta-feira pela manhã.




domingo, 16 de maio de 2010

Atividade do Curso de Jornalismo rende matéria na RBS TV


A campanha promovida pelo Curso de Jornalismo contra o Bullying, no dia 15, na Praça Dogello Goss, rendeu uma matéria jornalística na RBS TV, que foi ao ar no jornal da noite, no RBS Notícias. A reportagem destacou a iniciativa positiva do Curso de Jornalismo, bem como a importância da abordagem em torno do Bullying.

MOMENTOS




Na primeira foto estou acompanhada do editor de Fotografia do Jornal Diário de Santa Maria (RS), Fernando Ramos, que esteve em Concórdia para a abertura de sua Mostra Fotográfica "Todas as Cores do Haiti". A mostra está no Memorial Atílio Fontana, sendo composta por 30 fotos elaboradas por Fernando em 2008 quando ele, acompanhado da Jornalista Iara Lemos, estiveram no Haiti. Fernando foi premiado com o Esso de Jornalismo. De Concórdia, o material será exposto em Museu de Nova York.
Fernando Ramos, que foi meu colega de faculdade na Unicruz, marcou presença no estande do Curso de Jornalismo, no sábado, dia 15, quando realizamos uma campanha contra o Bullying no centro da cidade.
Na outra foto, estamos nos estúdios da Rádio Rural, no Programa Rádio Escola, apresentado por Paulo Gonçalves, também aluno do Curso de Jornalismo da UnC Concórdia.

JORNALISMO NA CAMPANHA CONTRA O BULLYING








Curso de Jornalismo promove campanha contra Bullying

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UnC Concórdia esteve realizando atividade de extensão na Praça central de Concórdia, no sábado, dia 15, pela manhã. Na ocasião, os acadêmicos do Curso buscaram conscientizar e informar a comunidade sobre o tema Bullying, através da distribuição de material informativo.

O tema, que ainda pode ser considerado desconhecido por alguns, é uma realidade que atinge milhares de crianças e adolescentes, principalmente em idade escolar. O termo bullying , de origem inglesa, significa atos de agressões físicas e psicológicas, de forma intencional, por uma pessoa ou mais contra um semelhante que, geralmente, não tem capacidade para se defender. O ato, inclusive, pode gerar sérias consequências para jovens e deixar marcas para a vida toda.
Nesse sentido, o Curso de Jornalismo buscou esclarecer o assunto para a comunidade, levando informação através de um contato mais direto e entrevistas com as pessoas. “Percebeu-se que a maioria das pessoas desconhece o termo, mas sabem o que significa, pois muitos adolescentes que foram entrevistados por nossos acadêmicos disseram que já foram vítimas de bullying na escola”, contou a Coordenadora do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, professora Camila Paz Fachi. Segundo ela, é incrível como os jovens tendem a fazer parte de grupos na escola, ou são os agressores ou os agredidos e muitas vezes os pais não sabem o que está acontecendo com o filho. “A criança muda de comportamento, torna-se agressiva ou isola-se e não se sabe o motivo”. A professora destaca que o resultado do evento foi muito positivo, porque contou com a adesão dos estudantes e da população, que se mostrou receptiva em torno do tema.

Além da entrega do material informativo, os acadêmicos do Curso entrevistaram as pessoas da comunidade e divulgaram as ações contra o Bullying. A coordenadora do Curso de Psicologia, Tainara Nesi, também esteve presente no local, esclarecendo dúvidas.

No início da tarde, a coordenadora do Curso e os acadêmicos Lana de Vargas, Simone Vieira e Odair José Paz participaram ao vivo do programa Rádio Escola, apresentado por Paulo Gonçalves, da Rádio Rural, debatendo sobre o bullying. Na oportunidade, Paulo, que também é acadêmico do Curso de Jornalismo, abriu um espaço para o debate sobre a questão, ressaltando que as escolas de Concórdia já abraçaram a proposta de campanha contra o bullying.