quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ENADE

Caros alunos

Vocês estão convocados a participarem da reunião geral da UnC sobre o Enade 2009.
A reunião acontece nesta sexta-feira, dia 4, a partir das 19h15min, no auditório da UnC.
Na ocasião, estarão presentes todos os professores e alunos dos Cursos que irão prestar a prova o Enade neste ano, incluindo o Jornalismo.
Na oportunidade, serão apresentadas questões relevantes sobre a prova, etc..

Lembro que o Curso de Jornalismo obteve nota 4 na última prova - considerada a segunda melhor nota dos Cursos de Jornalismo de SC. Desta forma, mais do que nunca temos a responsabilidade de repetir o feito nesta nova avaliação. Por isso, o empenho de todos, alunos e professores, é fundamental.

Conto com vocês
Abraços

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Participação de professora da UnC no Intercom 2009

O Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Unc, estará participando do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2009 que acontecerá de 04 a 07 setembro em Curitiba _ PR, representado pela Profa. Msc. Michelle Sprandel da Silva. Este é um dos principais eventos da área da Comunicação, e na ocasião a Professora Michelle estará lançando o Livro: Webmarketing: processos interativos no site Barbie.com, resultado da sua dissertação de mestrado. O capítulo "A Comunicação e o Marketing na Cibercultura será lançado na PUBLICOM no e-book Comunicação Multimídia: objeto de reflexão no cenário do século 21 organizado pela Profa. Maria Jose Baldessar da Universidade Federal de Santa Catarina. O e-book pode ser baixado através do link http://www.ntdi.ufsc.br/comunicacaomultimidia.
Acadêmicas de Jornalismo levam o podcast às Escolas


Aproximar os estudantes das novas tecnologias da comunicação, principalmente o podcast, é um dos objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso das acadêmicas Daniele Canfil e Diana Rocha, da 8a fase do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da UnC Concórdia.
Intitulado “Podcasts: A Eficácia das Novas Mídias na Construção do Senso Crítico em Alunos”, as acadêmicas começaram aplicar o Trabalho junto aos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Caras Pintadas, de Erechim (RS).
O projeto das alunas, além de ser um trabalho acadêmico, tem cunho social, já que proporciona o acesso desses estudantes às tecnologias da informação, como a própria Internet. No primeiro encontro com a turma os alunos da oitava série ainda se mostraram tímidos com a nova tecnologia, já que para a maioria o uso do Podcast é novidade.
No segundo encontro os alunos tiveram contato direto com a ferramenta e puderam perceber como é legal e interessante essa tecnologia da comunicação. No começo da aula, as acadêmicas apresentaram o programa que serve para a gravação do áudio e depois, um grupo de cada vez, pôde fazer o seu primeiro podcast.
Segundo a acadêmica Daniele, no primeiro encontro os alunos não tiveram muita noção do que estava sendo apresentado para eles, mas no segundo encontro eles já estavam bem mais a vontade e até arriscaram uma gravação. “Os estudantes não têm muito contato com computador e internet e isso pode ter dificultado o entendimento com relação ao Podcast, mas agora eles estão bem empolgados”, comenta a acadêmica.
Para Diana, acordar cedo para pegar o ônibus, dormir tarde planejando o próximo encontro e chegar atrasada no trabalho, não são problemas na hora de ir em busca do conhecimento e vivência –infimamente- necessários para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso. “Tanto eu quanto a Dani sabemos da importância do trabalho que estamos desenvolvendo. Perceber que o envolvimento dos alunos cresce a cada encontro já é gratificante”, diz.