quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Jornalista da Zero Hora fala sobre o “novo jornalismo”


Jornalista da Zero Hora Leandro Belles




A rotina de produção jornalística e a realidade de trabalho em um grande jornal. Esses foram alguns dos temas abordados pelo jornalista Leandro Belles, correspondente do Jornal Zero Hora em Passo Fundo/RS, na noite de quarta-feira, dia 18, no Minicurso de Jornalismo, cujo tema foi “O jornalismo impresso na era multimídia”.
O minicurso integra a programação do II Congresso de Ciências Sociais Aplicadas da UnC – Concórdia, cujo evento o Curso de Jornalismo é promotor, em parceria com os Cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.
Durante o evento, os acadêmicos puderam trocar informações e conferir a realidade de trabalho do jornalista que atua em veículo impresso. Belles destacou a necessidade dos profissionais se adequarem ao “novo jornalismo”, que vem a substituir o jornalismo tradicional – o qual perde espaço com o aparecimento da Internet. “O jornalista de hoje é multimídia, a mesma matéria elaborada para a Zero Hora deve estar adequada para o site da RBS e a versão on line do jornal”. Além disso, Belles destacou a necessidade dos profissionais deixarem de escrever o trivial, “feijão com arroz”, e se dedicarem em levar ao leitor matérias com diferencial e consistência nas informações.
A rotina de produção diária para a Zero Hora é outro fator destacado por Belles, o qual cobre Passo Fundo e uma região de 84 municípios gaúchos. “A nossa relação com as fontes é essencial para podermos dar conta da cobertura jornalística na região”.