O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UnC Concórdia esteve realizando atividade de extensão na Praça central de Concórdia, no sábado, dia 15, pela manhã. Na ocasião, os acadêmicos do Curso buscaram conscientizar e informar a comunidade sobre o tema Bullying, através da distribuição de material informativo.
O tema, que ainda pode ser considerado desconhecido por alguns, é uma realidade que atinge milhares de crianças e adolescentes, principalmente em idade escolar. O termo bullying , de origem inglesa, significa atos de agressões físicas e psicológicas, de forma intencional, por uma pessoa ou mais contra um semelhante que, geralmente, não tem capacidade para se defender. O ato, inclusive, pode gerar sérias consequências para jovens e deixar marcas para a vida toda.
Nesse sentido, o Curso de Jornalismo buscou esclarecer o assunto para a comunidade, levando informação através de um contato mais direto e entrevistas com as pessoas. “Percebeu-se que a maioria das pessoas desconhece o termo, mas sabem o que significa, pois muitos adolescentes que foram entrevistados por nossos acadêmicos disseram que já foram vítimas de bullying na escola”, contou a Coordenadora do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, professora Camila Paz Fachi. Segundo ela, é incrível como os jovens tendem a fazer parte de grupos na escola, ou são os agressores ou os agredidos e muitas vezes os pais não sabem o que está acontecendo com o filho. “A criança muda de comportamento, torna-se agressiva ou isola-se e não se sabe o motivo”. A professora destaca que o resultado do evento foi muito positivo, porque contou com a adesão dos estudantes e da população, que se mostrou receptiva em torno do tema.
Além da entrega do material informativo, os acadêmicos do Curso entrevistaram as pessoas da comunidade e divulgaram as ações contra o Bullying. A coordenadora do Curso de Psicologia, Tainara Nesi, também esteve presente no local, esclarecendo dúvidas.
No início da tarde, a coordenadora do Curso e os acadêmicos Lana de Vargas, Simone Vieira e Odair José Paz participaram ao vivo do programa Rádio Escola, apresentado por Paulo Gonçalves, da Rádio Rural, debatendo sobre o bullying. Na oportunidade, Paulo, que também é acadêmico do Curso de Jornalismo, abriu um espaço para o debate sobre a questão, ressaltando que as escolas de Concórdia já abraçaram a proposta de campanha contra o bullying.
Nenhum comentário:
Postar um comentário