quinta-feira, 14 de outubro de 2010

JORNALISMO NA ESCOLA OLAVO



Alunos produzindo as roupas

Os estudantes de Jornalismo da UnC Concórdia estiveram na noite de quarta-feira, dia 29, na E.E.B. Professor Olavo Cecco Rigon. Na ocasião, eles acompanharam o projeto “Arquitetura e Moda”, que está sendo desenvolvido pelas turmas da terceira série do ensino médio da escola e coordenado pela professora de arte, Renata Gaertner. O projeto iniciou na escola, a partir do estudo teórico de profissionais da arquitetura moderna e contemporânea. A partir disso, observando obras de determinados arquitetos, os alunos passaram a aplicar as informações em roupas, que eles mesmos confeccionaram.
Os acadêmicos de jornalismo produziram uma reportagem de TV sobre essa atividade. Eles exerceram a prática jornalística, através da elaboração de textos, fotografias e entrevistas com os alunos da escola. As matérias jornalísticas produzidas pelos alunos da UnC, serão divulgadas através das ferramentas interativas do curso, como orkut, blog e o Boletim Informativo Digital.
Orientados pela professora Camila Candeia Paz Fachi, os alunos dividiram as tarefas e fizeram o registro da visita. Segundo a professora, atividades realizadas fora da Universidade, são de extrema importância para a formação dos alunos. “Mostra a realidade do mercado para o acadêmico. Eles exercem na prática, a teoria aprendida em aula e possuem um contato direto com o público”.
Na oportunidade, a turma aproveitou para fazer a divulgação do curso, convidando todos para conhecer sua estrutura na Universidade. Camila salienta a interação entre os alunos do Olavo e os acadêmicos de jornalismo. “O jornalismo é isso, mostrar o seu lado social, isso faz parte da nossa missão”.
Por Soraia Budke e Tatiane Giombelli