quinta-feira, 23 de abril de 2009

TÁ VIRANDO MODA....

É no mínimo assustador a onda de homicídios envolvendo pais e filhos divulgada pela mídia nos últimos dias. Além de assustador, esses fatos nos levam a refletir a respeito da real motivação que leva um pai ou uma mãe a tirar a vida do próprio filho. No entanto, a minha intenção não é encontrar respostas ou entender o que se passa pela cabeça dos pais para tomar uma atitude tão irracional, mas sim desabafar sobre a indignação e revolta que sinto como cidadã.
Fiquei realmente abalada com o caso do advogado Renato Ventura Ribeiro que foi encontrado morto ao lado do filho de 5 anos, em seu apartamento, na Zona Sul de São Paulo. Receber uma notícia como essa logo pela manhã realmente estraga o dia de qualquer pessoa que tenha um pouquinho de consciência. O que choca mais é o fato de uma criança de apenas 5 anos ter a sua existência interrompida de forma tão bruta – criança esta que teria uma vida inteira pela frente, mas que assim como a menina Isabela (lembram?) lhe foi negado o direito à vida. Ah, mas a lista não pára por aí! Há ainda aquela menina de 5 anos, que morreu juntamente com o pai em um acidente de avião em Goiânia. ..Há aquele caso também da mãe que disparou contra o filho em uma aula de treinamento de tiro nos Estados Unidos, e muitos outros casos assustadores que às vezes não chegam ao conhecimento da grande mídia.
Pois é, parece que está virando moda. Por motivos torpes, se tira a própria vida e a do filho e, em quase todos esses casos, os crimes foram premeditados pelos pais – os quais deveriam estar realmente desesperados para tomar uma atitude radical como essa – seja por transtorno psicológico, emocional, social... o que for. Nada justifica tirar a vida de uma criança indefesa. Aonde vamos parar? O que se passa em nossa sociedade, palco de diários casos de violência e brutalidade somente imaginados em filmes de terror? Realmente não sei responder, mas é possível afirmar com certa convicção que está havendo uma mudança nos padrões sociais, uma espécie de caos social com consequências inimagináveis.

Adiada novamente votação da Lei de Imprensa

Previsto anteriormente para esta quarta-feira (22/4), o julgamento da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 130 pelo Supremo Tribunal Federal só deverá ser retomado no dia 29 de abril. A FENAJ é contra a Lei nº 5.250/67, mas defende que sua extinção total deve ocorrer com a aprovação de uma nova lei, de caráter democrático.Dos 77 artigos da Lei 5.250/67, 22 estão suspensos liminarmente por ferirem preceitos constitucionais. O julgamento da ADPF 130 pelo STF foi iniciado no dia 1º de abril, quando o relator, ministro Ayres Britto, declarou voto favorável à ação do PDT, que pede a extinção da Lei de Imprensa. Na ocasião, o ministro Eros Grau também votou com o relator. Já o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, embora não tenha expressado seu voto, defendeu a necessidade de alguma normatização em casos como os de direito de resposta.A posição da FENAJ é contra a atual Lei de Imprensa, mas defende sua manutenção com a retirada de artigos autoritários até que o Congresso Nacional vote uma nova lei. A entidade defende a aprovação do substitutivo do ex-deputado Vilmar Rocha ao Projeto de Lei nº 3.232/1992, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mas que aguarda votação terminativa há mais de 10 anos.
FONTE: Fenaj

Prêmio de Jornalismo

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo O prazo de inscrição da edição 2009 do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo foi prorrogado até o dia 4 de maio. Jornalistas de todo o país concorrem a prêmios de R$ 8 mil por categoria, podendo inscrever até três reportagens sobre agronegócio feitas durante 2008 nas categorias jornal, revista, Fotojornalismo, TV e Internet. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.massey.com.br.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas do RS