Olá pessoal!
Assisti ao filme Invictus neste final de semana e recomendo a todos. O filme, dirigido por Clint Eastwood, aborda a chegada de Nelson Mandela (Morgam Freeman) à presidência da África do Sul e a realização da Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, também na África.
Além de contar parte da história de vida de Mandela, já que o filme inicia com a saída de Mandela da prisão, após 27 anos, e a posse na presidência do país, o filme é um exemplo incrível de superação e determinação.
Outro aspecto interessante é o poema de Willian Ernest Henley, Invictus, citado inúmeras vezes no filme por Mandela. O poema serviu de inspiração para Mandela durante os longos anos que permaneceu preso. Abaixo, a íntegra do Poema:
De dentro da noite que me cobre,
Negra como a cova, de ponta a ponta,
Eu agradeço a quaisquer deuses que sejam,
Pela minha alma inconquistável.
Não estremeci, nem gritei em voz alta.
Sob a pancada do acaso,
Minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.
Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulta-se apenas o Horror das sombras.
E apesar da ameaça dos anos,
Encontra-me, e me encontrará destemido.
Não importa quão estreito o portal,
Quão carregada de punições a lista,
Sou o senhor do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.
Foto de Nelson Mandela e o capitão do time François Pienaar
Sinopse do filme:
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.