quinta-feira, 27 de agosto de 2009

GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

O Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UnC Concórdia está reestruturando o Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade. O Grupo de Pesquisa está inserido na área de Ciências Sociais Aplicadas e tem por objetivo a investigação das mídias e processos comunicacionais em sua relação com a sociedade. Dedica-se desde a análise sócio-histórica e influencia dos meios no contexto regional às mutações socioculturais decorrentes das novas mídias. Procura melhor compreender o funcionamento dos meios de forma a contribuir para o aperfeiçoamento da comunicação, bem como pesquisar produtos e estratégias comunicacionais para o desenvolvimento regional.

O Grupo, que tem como líder o professor Doutor Leandro Ramires Comasseto, possui três linhas de pesquisa:
- Comunicação e fenômenos sociocultuais;
- Estratégias de Comunicação e Intervenção Social;
- Estudos de Mídia Regional.

Os alunos que tiverem interesse em participar do Grupo de Pesquisa podem entrar em contato com a Coordenação do Jornalismo.

SET UNIVERSITÁRIO DA FAMECOS

Famecos amplia data de inscrição para Mostra Competitiva do SET Universitário

As inscrições para a Mostra Competitiva do 22º SET Universitário, evento promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, foram prorrogadas até o dia 4 de setembro. O motivo foi a mudança do calendário acadêmico das universidades gaúchas em decorrência da gripe A.
Alunos de cursos superiores de Comunicação e de Cinema e Audiovisual podem participar com trabalhos realizados em atividades curriculares nos semestres de 2008/2 e 2009/1. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site ( http://www.pucrs.br/famecos/set/regulamento.htm).

O concurso premia os alunos autores dos melhores trabalhos desenvolvidos em atividades acadêmicas e os professores orientadores. As categorias da Mostra são (a) Jornalismo, com 24 subcategorias, (b) Publicidade e Propaganda, com 11 subcategorias, (c) Relações Públicas, com 12 subcategorias, e (d) Cinema e Audiovisual, com 5 subcategorias.

Todos os trabalhos devem ser acompanhados da ficha de inscrição disponível no site, completamente preenchida. Para as peças da categoria Publicidade, é necessário apresentar um briefing de no máximo 15 linhas, conforme detalhamento constante no regulamento. Os filmes da categoria Cinema e Audiovisual precisam de ficha técnica, conforme o modelo disponível no link de inscrições. Os trabalhos podem ser entregues pessoalmente na Famecos ou postados no correio até 4 de setembro.,

OFICINAS ABERTAS

Estão abertas inscrições para as Oficinas do Curso de Comunicação Social - Jornalismo para o semestre 2009/02.

As oficinas disponibilizadas são as seguintes:
Jornalismo Digital - com a professora Camila Paz
Jornalismo Impresso/ Jornal NANICO - com a professora Camila Paz
Mídias Digitais - com a professora Michele Sprandel

Os alunos interessados em participar devem entrar em contato com as professoras do Curso.

Até mais

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sociologia

Fonte: YouTube

Para os alunos da disciplina de Sociologia da Comunicação, um vídeo sobre o surgimento da Sociologia e o que a mesma representa na construção das relações sociais. A título de colaboração para os estudos....