segunda-feira, 21 de junho de 2010

SUGESTÃO DE FILME


Olá pessoal!

Assisti ao filme Invictus neste final de semana e recomendo a todos. O filme, dirigido por Clint Eastwood, aborda a chegada de Nelson Mandela (Morgam Freeman) à presidência da África do Sul e a realização da Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, também na África.
Além de contar parte da história de vida de Mandela, já que o filme inicia com a saída de Mandela da prisão, após 27 anos, e a posse na presidência do país, o filme é um exemplo incrível de superação e determinação.
Outro aspecto interessante é o poema de Willian Ernest Henley, Invictus, citado inúmeras vezes no filme por Mandela. O poema serviu de inspiração para Mandela durante os longos anos que permaneceu preso. Abaixo, a íntegra do Poema:


De dentro da noite que me cobre,

Negra como a cova, de ponta a ponta,

Eu agradeço a quaisquer deuses que sejam,

Pela minha alma inconquistável.

Na cruel garra da situação,

Não estremeci, nem gritei em voz alta.

Sob a pancada do acaso,

Minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.

Além deste lugar de ira e lágrimas

Avulta-se apenas o Horror das sombras.

E apesar da ameaça dos anos,

Encontra-me, e me encontrará destemido.

Não importa quão estreito o portal,

Quão carregada de punições a lista,

Sou o senhor do meu destino:

Sou o capitão da minha alma.



Foto de Nelson Mandela e o capitão do time François Pienaar


Sinopse do filme:

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.







Nenhum comentário:

Postar um comentário