quinta-feira, 11 de março de 2010

NOTÍCIAS

FESTIVAL DE CINEMA E VÍDEO

As inscrições para o Cinesul 2010 - 17° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, evento que acontece no Rio de Janeiro de 15 a 25 de junho, foram prorrogadas até 31 de março. Serão aceitas para a mostra competitiva obras em qualquer suporte, de ficção ou documentais, divididas nas seguintes categorias: longa-metragem (mais de 61 minutos) e curta e médias-metragem (até 60 minutos). Os trabalhos deverão ter sido finalizados entre 2008 e 2010 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Informações e inscrições: www.cinesul.com.br.

PRÊMIO ACIE
A Associação de Correspondentes de Imprensa Estrangeira (ACIE) no Brasil promove a sétima edição do Prêmio ACIE de Cinema com o objetivo de reconhecer a indústria cinematográfica brasileira. O evento acontece no Rio de Janeiro de 16 a 21 de março e, pela primeira vez conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riofilme. Ao todo, aproximadamente 250 correspondentes afiliados das associações do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília escolhem os vencedores em oito categorias (melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, melhor documentário, melhor diretor de fotografia e melhor trilha sonora. O público escolhe o melhor filme na categoria júri popular. A lista dos indicados traz os longas com exibição em salas comerciais que mais se destacaram entre no ano passado, e o público terá a chance de assisti-los gratuitamente entre os dias 16 e 21 de março, no CCBB e no Teatro Raul Cortez. Entre as 17 produções que compõem a programação da mostra estão "Á Deriva" (Heitor Dhalia), "A Mulher Invisível" (Claudio Torres) e "É Proibido Fumar" (Anna Muylaert). Uma novidade este ano é o Troféu Canal Brasil, que será entregue ao correspondente estrangeiro que mais contribuiu para a promoção da cultura brasileira no exterior.



CINEMA

É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, evento que acontece de 8 a 18 de abril em São Paulo e de 9 a 18 de abril no Rio de Janeiro, divulgou a primeira relação de documentários selecionados para a 15ª edição. São quinze produções inéditas. Estarão na competição de longas e médias-metragens, que premiará o vencedor com o Prêmio CPFL Energia/ É Tudo Verdade no valor de R$ 100 mil, os filmes "Arquitetos do Poder" (Vicente Ferraz e Alessandra Aldé), "O Contestado - Restos Mortais", de Sylvio Back, "Eu, o Vinil e o Resto do Mundo" (Lila Rodrigues e Karina Ades), "Fora de Campo" (Adirley Queirós), "Manual Prático de Como Ter Sucesso na Política Brasileira" (Felipe Lacerda), "Programa Casé - O que a Gente Não Iventa, Não Existe", de Estevão Ciavatta, "Terra Deu, Terra Come" (Rodrigo Siqueira). "No Meio do Rio, Entre as Árvores", de Jorge Bodanzky, será exibido na sessão de programas especiais. Dois médias-metragens brasileiros, "Doce Brasil Holandês" (Mônica Schmiedt) e "Sobre Rios e Córregos" (Camilo Tavares), terão sua première dentro da mostra informativa O Estado das Coisas.

Informações: Tela Viva
http://www.telaviva.com.br/News.asp?ID=170938&Chapeu=

Nenhum comentário:

Postar um comentário