Acadêmicas de Jornalismo levam o podcast às Escolas
Aproximar os estudantes das novas tecnologias da comunicação, principalmente o podcast, é um dos objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso das acadêmicas Daniele Canfil e Diana Rocha, da 8a fase do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da UnC Concórdia.
Intitulado “Podcasts: A Eficácia das Novas Mídias na Construção do Senso Crítico em Alunos”, as acadêmicas começaram aplicar o Trabalho junto aos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Caras Pintadas, de Erechim (RS).
O projeto das alunas, além de ser um trabalho acadêmico, tem cunho social, já que proporciona o acesso desses estudantes às tecnologias da informação, como a própria Internet. No primeiro encontro com a turma os alunos da oitava série ainda se mostraram tímidos com a nova tecnologia, já que para a maioria o uso do Podcast é novidade.
No segundo encontro os alunos tiveram contato direto com a ferramenta e puderam perceber como é legal e interessante essa tecnologia da comunicação. No começo da aula, as acadêmicas apresentaram o programa que serve para a gravação do áudio e depois, um grupo de cada vez, pôde fazer o seu primeiro podcast.
Segundo a acadêmica Daniele, no primeiro encontro os alunos não tiveram muita noção do que estava sendo apresentado para eles, mas no segundo encontro eles já estavam bem mais a vontade e até arriscaram uma gravação. “Os estudantes não têm muito contato com computador e internet e isso pode ter dificultado o entendimento com relação ao Podcast, mas agora eles estão bem empolgados”, comenta a acadêmica.
Para Diana, acordar cedo para pegar o ônibus, dormir tarde planejando o próximo encontro e chegar atrasada no trabalho, não são problemas na hora de ir em busca do conhecimento e vivência –infimamente- necessários para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso. “Tanto eu quanto a Dani sabemos da importância do trabalho que estamos desenvolvendo. Perceber que o envolvimento dos alunos cresce a cada encontro já é gratificante”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário